segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Motta abre 21º Congresso e anuncia manifestações nas Regionais por aumento real



Equipe comerciária de Mogi das Cruzes presente ao 21º Congresso Sindical


Na foto Percival de Souza jornalista, escritor e criminólogo, Luis Carlos Motta presidente da Fecomerciários e Paulo Cesar presidente do Sincomerciários de Limeira e coordenador-executivo do 21º Congresso

Na foto Jair Mafra presidente do Sincomerciários de Mogi das Cruzes, Luis Carlos Motta presidente da Fecomerciários e equipe comerciária de Mogi das Cruzes.

Jair Mafra na entrega dos certificados do 21º Congresso Sindical


“Para conscientizar os patrões a avançarem na Campanha Salarial Unificada dos Comerciários, enquanto presidente da Fecomerciários e coordenador-geral deste 21º Congresso, anuncio aqui, em primeira mão, que em cada uma das nossas oito Regionais instaladas no Estado, vamos realizar grandes manifestações em suas cidades-sede. A ideia é organizar, mobilizar e partir para a ações visando, de fato, conquistarmos uma Convenção Coletiva vitoriosa”.
O anúncio das manifestações foi feito pelo presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, na abertura do 21º Congresso Sindical Comerciário, nesta quinta-feira à noite, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande. Foi longamente aplaudido por mais de 800 congressistas que lotaram o auditório neste tradicional evento da Federação, que acontece até sábado (29/9).
Segundo Motta, as mobilizações serão muito bem orientadas, pacíficas e de forte apelo unitário da categoria. “Estes atos devem ser marcados imediatamente mediante consulta dos coordenadores de cada Regional, ainda neste Congresso. Acreditamos na eficácia do diálogo”, disse o presidente, afirmando que a Campanha Salarial Unificada tem o apoio das Centrais Força Sindical, UGT, Nova Central e CUT.
“Neste segundo semestre, apesar do ‘chororô’ dos patrões que insistem em negar este momento positivo da economia brasileira, vamos intensificar nossa luta. A Comissão de Negociação está muito bem informada e preparada para desmontar os discursos negativos dos patrões e tem argumentos para isso. Agosto, por exemplo, bateu recorde na venda de veículos, ao mesmo tempo o Brasil registrou o mais baixo nível de desemprego desde 2002. Muitos shoppings estão sendo inaugurados. Sabemos, portanto, que há uma larga margem para conseguirmos nossas justas reivindicações”, acentuou Motta.
Motta também citou em seu discurso recente pesquisa do Dieese, que mostra que 97% das 370 negociações analisadas no primeiro semestre deste ano conquistaram reajustes salariais acima da inflação, da pesquisa do IBGE que coloca as mulheres comerciárias no topo do ranking de emprego no Brasil, com 7 milhões de trabalhadoras, e das realizações da Federação.
O Congresso
O 21º Congresso reuniu autoridades e líderes sindicais comerciários e de outras categorias de vários Estados, que ressaltaram a importância do evento para as campanhas salariais e para as bandeiras de luta da classe trabalhadora em geral. Fizeram o uso da palavra, entre outros, o secretário estadual de Emprego, Carlos Ortiz, representando o governador Geraldo Alckmin, que disse que a Secretaria está de portas abertas aos comerciários; o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, que fez um relato do avanço no Congresso Nacional do projeto de regulamentação da profissão de comerciário; o deputado federal Paulo Pereira da Silva, que disse que está acompanhando atentamente a tramitação do projeto e de outras matérias de interesse dos trabalhadores no Parlamento; do presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres; do presidente do Conselho de Assuntos Sindicais da Fecomercio SP, Ivo Dall’Acqua, que afirmou se sentir honrado com o convite para participar das edições do Congresso Comerciário.
Paulo Cesar da Silva, presidente do Sincomerciários de Limeira e coordenador-executivo do 21º Congresso, finalizou o evento com a seguinte mensagem: “Este Congresso é especial porque todos aqui são a razão da organização do evento. A vontade de acertar nos faz melhorar a cada ano. Teremos aqui um desfile de excepcionais palestrantes, um time de fantásticos profissionais”.
Já o subcoordenador Antonio Roberto Previde, presidente do Sincomerciários de Piracicaba, que será o coordenador-executivo do 22º Congresso, disse: “Espero realizar um evento igual ou melhor do este”.      
Presenças
Também fizeram parte da mesa: deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT); Carlos Ortiz, secretário estadual do Emprego; Aparecido Bruzarosco, secretário-adjunto do Emprego; Levi Fernandes Pinto (CNTC), acompanhado do secretário Lourival Figueiredo Melo; José Del Valle, secretário internacional da CROC (Central Sindical do México); Miguel Torres; Ricardo Patah, presidente do Sincomerciários de São Paulo; Ivo Dall’Acqua, representando o presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman; Getúlio Paulo Aparecido de Matos, secretário de Relações de Emprego e Trabalho da Prefeitura de Praia Grande; Emílio Alves Ferreira Jr., presidente Feticom (Federação da Construção e Imobiliário do Estado de SP); Valmir de Almeida Lima, presidente da Federação dos Comerciários Norte e Nordeste; Edson Geraldo Garcia, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Goiás e Tocantins; Luiz de Souza Arraes, presidente Federação dos Frentistas do Estado de SP; e Luana Pagani, Miss Comerciária Paulista 2011.

Fonte Fecomerciários

Nenhum comentário:

Postar um comentário